Saúde da mulher e do recém-nascido no contexto da COVID-19

Conteúdo atualizado em: 18/04/2024

Vacinas contra COVID-19 gravidez e lactação

Perguntas frequentes sobre a vacina COVID-19 na gravidez e lactação:
Estou grávida. Devo ser vacinado? Existem dados de segurança para mulheres grávidas? Se eu decidir ser vacinado durante a gravidez, importa quando eu for vacinado? Ouvi dizer que algumas pessoas tiveram reações após a vacinação. Eles são perigosos durante a gravidez? Se eu decidir me vacinar durante a gravidez, esta vacina também protegerá meu bebê contra o COVID-19? Estou amamentando. Devo me vacinar?

Pesquisa na BVS

Saúde mental e perinatal e COVID 19

Atendimento grupal pela equipe de saúde à gestante e seu companheiro para o estabelecimento de vínculo afetivo, sensorial e psicológico entre mãe, pai e feto; prepare-se para o parto; e ajudar os pais a desenvolver seus papéis futuros

 

Pesquisa na BVS

 


embarazada

Gravidez e COVID-19

Ainda há muitas perguntas sobre o impacto da infecção por SARS-CoV-2 na gravidez, no feto, no parto e no recém-nascido.

Pesquisa na BVS

Transmissão vertical

Transmissão de doenças ou patógenos infecciosos de uma geração a outra. Inclui a transmissão in útero ou durante o parto, pela exposição ao sangue e às secreções, e exposição pós-parto via amamentação.

 

Pesquisa na BVS

 

embarazada con feto

simbolos masculino feminino

Atenção em saúde sexual e reprodutiva

Os serviços de saúde sexual e reprodutiva foram gravemente afetados durante esta pandemia, deixando necessidades não atendidas de, entre outras coisas, distribuição de anticoncepcionais e monitoramento de infecções sexualmente transmissíveis.

Pesquisa na BVS

Mortes maternas por COVID-19

O alerta epidemiológico da OPAS atualiza periódicamente os dados sobre a incidência, prevalência e mortalidade por COVID-19 de mulheres grávidas

 

Alerta epidemiológico OPAS

 

logo muerte materna

Cuidados com recém-nascidos

Os cuidados aos recém-nascidos sofreram, como outras áreas, o impacto direto e indireto da COVID-19. São muitas as questões imediatas, de médio e longo prazo.

Pesquisa na BVS


Recomendações nacionais

América CentralAmérica do NorteAmérica do SulCaribe